O projeto abrange, além do inventário dos recursos florestais, o levantamento florístico das florestas catarinenses, isto é da diversidade de todas as plantas vasculares nelas existentes, além da integração dos dados de todos os herbários do estado.
Composto por 5 metas, o projeto conta com as seguintes instituições responsáveis e executoras: Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SAR), Universidade Regional de Blumenau (FURB), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI). O projeto é financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa de Santa Catarina - FAPESC.
As atividades da primeira fase do projeto começaram em 2005, tiveram continuação a partir de 2007, com a execução das fase 2 a 4, e sua conclusão está prevista para dezembro de 2010.
A sua concepção e metodologia são compatíveis com o projeto do Inventario Florestal Nacional (IFN), iniciativa do Serviço Florestal Brasileiro, do Ministério do Meio Ambiente"Composto por 5 metas, o projeto conta com as seguintes instituições responsáveis e executoras: Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SAR), Universidade Regional de Blumenau (FURB), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI). O projeto é financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa de Santa Catarina - FAPESC.
As atividades da primeira fase do projeto começaram em 2005, tiveram continuação a partir de 2007, com a execução das fase 2 a 4, e sua conclusão está prevista para dezembro de 2010.
Hoje trabalhamos o artigo de jornal da Fundação Universidade de Blumenau(FURB),onde tivemos a oportunidade de conhecer o trabalho dos profissionais que integram o IFFSC (Inventário Florístico Floresta de Santa Catarina).Neste artigo pudemos conhecemos como foi realizada a pesquisa por diversos profissionais da Engenharia Florestal, Ciências Biológicas entre outros,atualizamos nossos conhecimentos sobre a nossa floresta.Ficamos muito felizes em saber que o herbárioda FURB foi contemplado com muitas espécies tornando-se o segundo maior (mais de 2.500 espécies foram adicionadas a ele).
Desta forma também pudemos através de explicações complementares como é o trabalho destes profissionais e quem sabe no futuros alguns dos nossos alunos se interessam pelas áreas apresentadas e até optem por umas destas áreas apresentadas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário