quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Alunos 1º1 assistem ao documentário Criança a alma do negócio


Os alunos da 1º1 hoje de manhã assistiram ao documentário Criança a alma do negócio,que trata o tema consumismo.Pude perceber que causou grande impacto nos alunos em conhecer essa nova versão do consumismo e de na verdade de onde vem o incentivo ao consumismo.

O documentário “Criança: a alma do negócio” trata de um assunto muito delicado e pertinente na sociedade contemporânea, sobretudo para a realidade em que se vive o Brasil. Consumo na infância é algo que deve ser tratado com cautela e ser dada a devida atenção.

Com o advento da tecnologia e o maior acesso a ela, ficou fácil também para que as peças publicitárias e propagandas circulem por toda a sociedade e cheguem a pessoas de todas as faixas etárias. Há anos atrás, o consumo não era tão crucial na sociedade como é hoje em dia.

Valiam mais influências e habilidades do que certos produtos ou ostentação. Já no contexto social em que vivemos atualmente, o indivíduo agrega valor a si apenas pela posse. Se o indivíduo possui algo que nele a sociedade agrega valor ou considera algo que tenha importância de alguma maneira, este indivíduo vale alguma coisa para a sociedade. Mas se o indivíduo não tem algo que agregue valor, ele é excluído do convívio social e passa a buscar a qualquer custo algo que lhe agregue valor para que ele possa ser aceito na sociedade. Com as crianças não é diferente.

O documentário mostra que a criança tornou-se um adulto em miniatura e que, a sociedade do consumo tem toda a publicidade voltada para ela, por ser o lado mais vulnerável e mais fácil de ser influenciado e por ainda estar em formação. Sendo agora adultos em miniaturas, as crianças agem como tais. Segregando grupos por consumo de produtos X ou Y, dando valor mais ao consumo material e deixando de lado os valores que formariam seu caráter enquanto ser humano e enquanto ser social com um papel fundamental na sociedade.

A criança cresce condicionada a consumir, sem refletir, sem saber pensar, apenas condicionada a consumir o que vê e é posto sem nenhuma objeção ou ao menos entender o porquê está fazendo aquilo. Os pais têm uma parcela de culpa nisso tudo por não saber controlar esse consumismo desenfreado das crianças. A legislação brasileira também é falha quanto à proteção da criança nesse âmbito da publicidade.

No contexto social, já não é mais a família que forma os valores das crianças e nem quem as educam. Esse papel ficou para a escola que já não consegue mais realizar tal função, pois a mídia tomou este lugar, veementemente e de uma maneira quase que irreversível. A educação e a formação do caráter das crianças tornaram-se midiatizadas nestes tempos pós-modernos. Os pais saem para trabalhar e a TV diz à criança como se vestir, como se comportar, o que falar e como falar, mas sem fazer com que a criança reflita o por quê de ser assim ou de fazer isso. O questionamento já não existe mais. A educação midiatizada ensina a criança a ser acomodada com a sua situação e a aceitar, sem questionar ou tentar entender, os motivos que a levam a consumir desenfreadamente. Serão formados adultos que consomem produtos, sem precisar deles e sem ao menos saber o motivo pelo qual não precisam e sem saber também o motivo pelo qual eles sempre vão atrás do que não precisam.

A geração futura caminha para ser uma geração que não sabe o que faz e age de modo automático e nem saberá se questionar o por quê ela age de modo automático e muito menos o que a levou a agir desta maneira.

A midiatização da educação infantil tornou o trabalho automático e tecnocrático para a formação de uma criança, que será um adulto extremamente consumista, numa sociedade do consumo, onde se ela não consome, não tem valor algum. por Jonas Sutarel

5 comentários:

  1. Esse documentário é bem interessante, muitas vezes a mídia usa a inocência das crianças, para atrair o público adulto.

    ResponderExcluir
  2. Esse assunto "Criança é a Alma do Negocio" é bem serio por que quando a criança que ela faz de tudo pros pais comprarem pra elas e então a midia usa isso cada vez mais. Sendo que não é legal.

    ResponderExcluir
  3. Esse documentário foi bem interessante, podemos ver como a mídia influencia as crianças a quererem algo, como as propagandas fazem algum produto vender, e acaba também atraindo nao apenas as crianças mas os adultos também.

    ResponderExcluir
  4. esse documentario mostra bem a realidade, a midia tem muita força então o que ela faz acaba chamando atenção das crianças também.

    ResponderExcluir
  5. bem interessante falondo como midia usa as crianças para vender cada vez mais.

    ResponderExcluir